data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Leonardo Catto (Diário)
UBS Wilson Paulo Noal, em Camobi, é um dos 11 locais que recebem os adolescentes na manhã desta quarta-feira
Os primeiros santa-marienses com menos de 18 anos foram vacinados com a primeira dose contra a Covid-19 nesta quarta-feira. A ação aconteceu em 11 locais. Ao todo, foram 584 aplicações.
Santa Maria chega a 805 mortes em decorrência do coronavírus
Pedro Diniz Pippi, 12 anos, tem asma e foi sem medo tomar a vacina na Unidade Básica de Saúde Wilson Paulo Noal, no Bairro Camobi. Aluno do 6º ano, ele espera "poder ir pra aula e curtir com os amigos", mas só quando tiver a segunda dose.
- Estava muito ansioso. Depois da segunda dose dá para aproveitar. Na escola, sinto falta dos amigos, de ver os professores e eles explicando a matéria de perto - falou.
Quem acompanhou o menino foi a avó Regina Maria Paz Diniz, 68 anos. Ela já está imunizada e pôde se emocionar com a vacinação do neto.
- É uma satisfação muito grande. É o que precisamos, que todos façam a vacina. A única saída para vencer a pandemia - refletiu.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Leonardo Catto (Diário)
Pedro espera voltar à escola e curtir com os amigos, mas garante que só depois da segunda dose, prevista para outubro
Apesar da fila, o fluxo era tranquilo, principalmente devido ao agendamento. O cenário se repetiu na Estratégia Saúde da Família do Bairro Urlândia. Foi lá que Ana Luiza Kessler Rabelo, 14 anos, tomou a primeira dose. Ela pôde se vacinar nesta ação por ter diabetes.
Para aquecer na manhã fria, Ana Luiza foi de pala, além da companhia da mãe Fabiana Paim Kessler, 36, e o irmão Paulo Cezar, de 7 meses.
- Espero pela escola, com certeza. Voltar à vida normal, porque agora não dá para sair. Com a vacina, dá. Sinto falta dos amigos todos juntos, principalmente - disse a estudante do 9º ano depois de receber a vacina.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Leonardo Catto (Diário)
Ana Luiza levantou o pala para receber a primeira dose da Pfizer, a única com autorização para aplicação em adolescentes no Brasil
ESPECIFIDADE
Este grupo pode receber apenas a vacina da Pfizer segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão autorizou que o imunizante fosse utilizado em pessoas de 12 a 17 anos. No Rio Grande do Sul, a autorização do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) para esta faixa etária é válida apenas para quem tem comorbidades.
Anvisa suspende autorização de importação da vacina Covaxin
Ao todo, 990 doses estavam disponíveis (90 em cada local). A previsão é que a segunda dose seja aplicada em 20 de outubro. A previsão é de que uma nova iniciativa voltada para esses adolescentes ocorra na próxima semana, também mediante agendamento.
As doses que sobram são enviadas para o Setor de Imunizações e utilizadas para atrasados ou demais ações.